quarta-feira, 10 de setembro de 2008

"A ARTE DE PIASSA EM DEFESA DA VIDA"


"ARTE E CONSCIÊNCIA "
A VISÃO DE PIASSA SOBRE O ABORTO ATRAVÉS DA ARTE .

FECUNDA-AÇÃO OU EXTIN-ÇÃO

Pedro J. Bondaczuk
O artista, qualquer que seja o meio de expressão que utilize, desenvolve, com anos de exercício, a aptidão de explorar sutilmente o subconsciente (próprio e coletivo) à cata de emoções que lhe sirvam de matéria-prima para obras de arte.Sons, imagens, odores, sensações agradáveis (e/ou desagradáveis) ditadas pelos cinco sentidos, são transformados por esses criadores (que valorizam e dão nobreza à vida humana) em melodias, telas, esculturas e palavras, que formam metáforas bem-ajustadas, coerentes e harmoniosas. Com o talento de que são dotados, nos transmitem suas emoções, às quais agregamos as nossas, ditadas por nossa própria experiência pessoal.São os artistas, e não os cientistas, portanto, as "usinas", geradoras, por excelência, de idéias, mediante a fertilidade e originalidade da sua imaginação. Afinal, como Albert Einstein constatou em seu livro "Como vejo o mundo", todas as grandes descobertas científicas, sem exceção, tiveram, como origem, meras "fantasias".


É a arte, pois, (e não a ciência, à qual precede) que dá grandeza e transcendência ao homem. É o instrumento que, se utilizado com perícia e exatidão, se constitui no mais eficaz meio de denúncia, de conscientização e de educação (em seu sentido lato) das pessoas, pois apela, simultaneamente, para a inteligência e para a sensibilidade.Estas considerações vêm a propósito do mais recente trabalho do artista plástico J. L. Piassa, originalíssima escultura intitulada "Dúbio: fecunda-ação – extin-ção". O nome pode parecer estranho aos mais desavisados, mas trata-se de uma metáfora (como ademais a própria obra) destinada a chamar a atenção do expectador para uma das questões mais polêmicas da atualidade: o aborto.Antes de tecer considerações a propósito, se faz necessária uma breve descrição desse trabalho.
Consiste, basicamente, de uma enorme guilhotina, de doze metros que tem como lamina central um do mapa do Brasil, suspenso sobre o corpo de um feto, que fica num continuo movimento pendular marcando o tempo que ainda lhe resta.
Como grande parte das produções de Piassa,
são utilizados, na escultura, diversos recursos, não somente visuais, mas também sonoros e luminosos. O objetivo é ativar todos os sentidos do expectador, favorecendo não apenas sua compreensão do que vê, mas, sobretudo, o induzindo (consciente, inconsciente e/ou subconscientemente) à reflexão.


Ameaçado pela lâmina fatal, esse ser humano, absolutamente indefeso, emite desesperado choro, característico dos recém-nascidos, que se mistura aos sons de lamento, de arvores tombando ao corte de Moto serra verdadeiros gritos de socorro, de outros animais ameaçados de extinção em decorrência da nefasta ação humana, como o mico- leão-dourado e a ararinha azul e tantos e tantos outros."Por que a lamina da guilhotina tem, especificamente, o formato do mapa do Brasil?", perguntarão alguns, cientes de que o aborto é prática comum em quase todo o mundo, sendo, inclusive, legalizado em muitos e muitos países (como os Estados Unidos, por exemplo). Ocorre que o Congresso brasileiro está em vias de aprovar uma lei que permite que ele seja praticado, também, em nosso País.A vida, toda vida, qualquer vida, é sumamente importante para o homem. Nada na natureza é supérfluo ou desnecessário. Tudo tem função, motivo e importância. Uma das principais obrigações das pessoas, senão a principal, é a de viver e deixar viver. Ninguém tem (nem pode ter) o poder de decidir sobre quem continuará existindo e quem deve ser eliminado ainda no ventre materno.Qualquer coisa que ao menos lembre este tipo de comportamento é ilegítima, imoral e ilegal (ainda). A legalização dessa prática, portanto, é uma arbitrariedade sem tamanho. Contraria a lógica, a razão e o bom-senso. E sua utilização sem amparo legal é crime hediondo (e assim deveria continuar sendo).

O princípio básico de Justiça, o alicerce que lhe dá sustentação e força, preceitua que "todos" são iguais perante a lei. O fato dessa igualdade não passar, hoje em dia, de mera ficção, é que impede que, no campo do comportamento, a humanidade acompanhe o vertiginoso progresso da ciência.O direito mais sagrado e inalienável de qualquer ser é o da vida. E quando esta passa a existir de fato? Em que instante mágico e miraculoso se corporifica e se reproduz milhões de vezes por dia, embora cada uma dessas reproduções não deixe de ser um milagre? No instante exato da fecundação!É perda de tempo teorizar a respeito ou sofismar dizendo que o feto disforme, de uma, duas, dez, doze ou catorze semanas, não é ainda um ser humano. É evidente que é! Afirmar, portanto, que impedir que uma mulher grávida cometa o criminoso ato do aborto é tolher seus direitos, não passa de irresponsabilidade e, mais do que isso, de cumplicidade num covarde e frio assassinato (polêmicas a parte), contra um ser absolutamente indefeso. Ninguém, mas ninguém mesmo, pode decidir sobre a vida e a morte do próximo, sejam quais forem os motivos e circunstâncias.A ciência, portanto, não tem o "direito" de invadir este campo, enquanto estas questões (e tantas outras) não forem respondidas e sem deixar dúvidas. Caso contrário, estará, apenas, compactuando com taras, com horrores e com perversidades.De uns tempos para cá, prevalece, na literatura e, sobretudo, no campo prático, a apologia da morte. Não há enredo de romance, novela, conto ou filme em que não haja algum "herói" suprimindo a vida de um "bandido", como se quem mata o que é mau não se igualasse a ele. Todavia, o verdadeiro heroísmo consiste em construir: obras, idéias, conceitos e valores. A violência jamais será contida por expedientes violentos.




A salvação do mundo e, do homem, é a educação. Albert Schweitzer fez essa constatação, numa de suas tantas reflexões filosóficas: "Quanto mais profundamente nos abismamos na natureza, tanto mais reconhecemos que ela está cheia de vida, e tanto mais compreenderemos que toda a vida é um segredo, e que estamos unidos com toda a vida que há na natureza".Apesar de dimensões ínfimas, em relação ao inconcebivelmente imenso tamanho do universo, somos mini-mundos. Abrigamos bilhões de vidas independentes, que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como ocorre conosco, representadas pelas células do nosso corpo e por seres oportunistas, como vírus e bactérias, que sobrevivem às nossas custas. Somos partes indissociáveis da mágica cadeia da vida, reprodução, em pequena escala, do universo.

Renè Dèscartes, na tentativa de buscar a verdade, negou, inicialmente, a existência de tudo. Depois, partiu de uma premissa básica para "negar" a sua negação: a célebre "cogito, ergo sum". Ou seja: penso, logo existo. Talvez hoje, a rigor, a única conclusão exata a que possamos chegar ainda seja apenas esta.O que é a vida? É, sobretudo, um mistério. É muito mais do que meros conjuntos de aminoácidos combinando para formar proteínas componentes de células, tecidos, órgãos, estruturas completas. Há algo impalpável que anatomista algum, nenhum cientista, por mais perito que seja, conseguiu isolar, separar, dissecar, posto que é imaterial.Piassa, com seu talento, lavra, portanto, com sua obra, mais um tento no sentido de defender o que há de mais precioso, inexplicável e transcendental no universo: a vida. É a arte, mais uma vez, mostrando a sua utilidade e capacidade de incomodar e conscientizar as pessoas, que é uma das suas principais e mais nobres funções.

FECUNDA-AÇÃO OU EXTIN-ÇÃO "Cogito,ergo sum" "Penso, logo existo"

"Acredito que o AMOR existe por isso VIVO sem grandes conflitos"

Piassa®

_______________________________________________________

Piassa...
Artista Plástico
Dir.Curador da Pinacoteca do C.C.L.A Centro de Ciências letras e Arte entidade Cultural fundada em 1901.
Membro eleito do Conselho de Cultura de Campinas.
Membro do Conselho Da Câmara municipal de Campinas.
Historiador acadêmico titular da cadeira 41 do I.H.G.G.C Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas, patrono Rui Barbosa.
Foi agraciado em 2006 com a medalha Carlos Gomes em reconhecimento a seu trabalho junto às comunidades no resgate da historia local e individual de seus membros.
Consultor das Nações Unidas e Ministério da Cultura onde atualmente desenvolve o Projeto “Fragmento Étnico Arqueológico” é criador dos Totens "Pergaminho Filosófico Cultural" que identifica os Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva.

"Operário das artes mensageiro da paz, cidadão do mundo" é chamado assim pela sua postura de trabalho e suas constante missão de paz, em resgatar os sonhos individuais e coletivos das comunidades por ele visitada, onde costuma fazer palestra sobre o amor e suas facetas, Agápe amor baseado em princípios amor incondicional, Storgé amor entre familiares, Filía amor entre amigos, Éros amor romântico. Essas palestra se concretizam com a construção de um objeto de arte que serve de identificação e localização dentro da comunidade "Totem Pergaminho Filosófico Cultura" Com essas missões e interações estéticas, credita viabilizar a construção de um imaginario novo, onde possamos transformar o conceito do herói guerreiro no herói pacifista. A paz já não é uma expressão da vontade dos poderosos, mas uma expressão da vontade coletiva de se viver em paz. Todos juntos somos uma superpotência se unirmos como sociedade poderemos cada dia mais implementar e ver se concretizar a cultura de paz que tanto desejamos. Usando sempre o macacão que fez em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que tem a assinatura do ministro da Cultura Gilberto Gil e do próprio homenageado o presidente Lula.

Amigo itinerante visite o Blog: http://www.piassa.blogspot.com/ e deixe seus comentários, se você se sentir à-vontade divulgue entre seus amigos assim estará ajudando a divulgar o projeto e a cultura de paz !

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

" AMIGAS INSUPORTÁVEIS "



Piassa...
Há quem diga que as mulheres não são amigas uma da outra, e que quando se aproximam ficam amigas insuportáveis, porque concordam sempre uma com a outra, e não se desgrudam. Há quem diga que as mulheres são falsas e fofoqueiras; que as mulheres brigam, discutem, se desentendem, mas nunca deixam de ser amigas. A verdade é que é muito bom ter homens e mulheres como amigos. A cumplicidade, o carinho e a compreensão que pode acontecer entre mulheres e homens são das coisas mais lindas que somos capazes de alcançar em sociedade. A vida nos apresenta milhares de pessoas. E cada uma delas vem cumprir um papel conosco. Todas elas ficam na nossa memória, nos nossos hábitos, nas nossas fotos, nos nossos guardados, digo que a vida vale a pena não só por causa dos amigos, mas que sem eles seria muito difícil viver.



Os verdadeiros amigos nos ajudam a viver os sonhos e nos dão os toques nos momentos de incertezas de indecisão nos dão o norte de que tudo pode mudar... Sim é necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os desejos não precisam de razão, nem os sentimentos de motivos. O importante é viver cada momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem sabe ver... É bom e necessário sempre contar com a ajuda de Deus, em todos os momentos, sejam eles de alegria ou de angústia... O imprescindível é ter fé em todas as ocasiões, trazer sempre a certeza de que Jesus o Cristo renasceu para estar sempre conosco, em todos os momentos de nossa vida... Desejo que em toda a sua vida, você realize todos os seus sonhos; descubra a cada dia coisas novas para realizar esses sonhos; não tenha medo de viver o momento em que eles acontecerem; E, nesses momentos, descubra novos sonhos e tenha novas realizações novas escolhas! Confesso lhe que é muito bom poder fazer parte de sua vida de uma forma tão importante, ser teu amigo mesmo que itinerante, que Deus lhe abençõe!
Piassa®


http://www.totemdacultura.blogspot.com/

“ TOQUE EM MEU SER ”.







Piassa...

Falar de quem nunca vimos, nunca ouvimos, nunca falamos, nunca olhamos nos olhos, pode parecer algo não sincero, porque as pessoas se acostumaram a pensar que para conhecer uma pessoa precisa estar próximo, ver ouvir, falar tocar, isso porque ainda dão muito valor ao físico ao material, só que existem pessoas que são especiais. Conseguem falar ouvir tocar sem ao menos estarem perto, porque elas nos tocam onde nenhum olho físico consegue enxergar, nenhum som se faz necessário e nenhuma mão precisa tocar, tocam de forma sutil, com sinceridade que não consegue enganar, porque é de coração para coração, sem nenhuma interferência do racional, e vocês amigos itinerante fazem parte destas pessoas especiais. Suas sensibilidade sua atenção e seu carinho que toca em meu Ser, que Deus continue iluminando vocês e suas famílias, preenchendo todos com muito Amor Paz saúde e prosperidade, saiba que tenho um carinho especial por todos vocês itinerante amigos os tenho no coração!
PIASSA®

sábado, 6 de setembro de 2008

" CORAÇÃO ITINERANTE "


Piassa...

Itinerante é aquela pessoa que o tempo não apaga, que a distancia não esquece, que a maldade não destrói, é um sentimento que vem de longe, que ganha lugar no seu coração e você não substitui por nada. É alguém que você sente presente, mesmo quando está longe. Que vem para o seu lado quando você está só e nunca nega um sentimento sincero, ser amigo itinerante não é coisa de um dia, são atos palavras e atitudes que se solidificam no tempo e não se apagam mais. Que ficam para sempre como tudo que é feito com o coração aberto coração itinerante!
PIASSA®

" AMIGO ITINERANTE "




Piassa...



Obrigado amigo itinerante por palavras tão lindas, que mais parecem cantos entoados por Anjos, isso me fazem lembrar de um tempo em que as pessoas imaginavam-se pela metade e procuravam sua outra metade para completarem-se no eterno amor. Depois veio a individualidade exagerada e cada um imaginou-se inteiro procurando outro inteiro para somarem-se em dois corações. E ainda há quem pergunte como é possível tornar-se um só dentro de uma relação, quem sobreviverá, em meio a tanto dilema, um sentimento atravessou os tempos, vitorioso e belo. O sentimento puro da amizade que não se importa se há metades, inteiros, personalidades que sobreviverão, apenas se doa, se entrega, pensa no amigo como parte de si, mas também vê nele seu porto seguro. É uma troca tão justa e bela que não tem tempo a perder com indagações e dúvidas, você, minha amiga, minha metade inteira, me faz feliz com tuas belas palavras de encorajamento de vá em frente avance um brinde a nossa amizade, hoje e sempre.


Piassa®...

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

“ RECOMEÇAR SEMPRE ”




Piassa...


Não importa onde você parou em que momento da vida você cansou o que importa é que sempre é possível e necessário recomeçar, isso é dar uma nova chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida, e o mais importante acreditar ser possível! Sofreu muito nesse período, isso é aprendizado, chorou foi limpeza da alma ficou com raiva das pessoas, foi para perdoá-las, acredite tem tanta gente esperando apenas um sorriso seu para se reaproximar, chegar mais perto de você. Hoje é um bom dia para recomeçar, encarar os novos desafios, hei aonde você quer chegar? Ir alto, sonhe alto queira o melhor do melhor, pensando assim trazemos pra nós aquilo que desejamos, se pensarmos pequeno coisas pequenas teremos, já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar em nossa vida, porque somos do tamanho de nossos sonhos, daquilo que escolhemos ser, e não do tamanho das limitações que o mundo nos impõe.
Piassa®

" NAVEGANTES ITINERANTE "



Piassa...

Meus caros viajantes navegantes dessa viajem chamada vida não deixe de Sonhar tenha sempre um sonho, e tente esquecer os dias nublados e sombrios, mas não se esqueça nunca das horas de sol, nem das tuas noites de estrelas.
Esqueça os momentos em que houve derrotas, mas nunca se esqueça das batalhas que já tenha ganhado. Esqueça os erros que não pode evitar, mas não se esqueça das lições que tenha aprendido com eles, e nem o que eles possam ter lhe ensinado Esqueça os dias em que a tristeza lhe tenha batido em sua porta, mas nunca se esqueça dos sorrisos que tenha encontrado, e nem daqueles que ainda encontrará. Esqueça os planos que lhe falharam, porém jamais deixe de sonhar... A vida é bela, a vida é para ser vivida e vivenciada com encantamento de crer que o amanhã será o melhor dia de nossas vidas! Assim como o é encantador teu sorriso mesmo que itinerante nesse momento!
Piassa®

" VIVA SUA EMOÇÃO INTENSAMENTE "




Piassa...

Sonhe mesmo acordada viva sua emoção intensamente, imagine as ondas do mar, olhe o pôr-do-sol, olhe para o céu, conte estrelas, tome um banho de chuva, sorria que teu sorriso é lindo, o revele para todos cante uma nova canção, louve a Deus ouça uma música que fale a tua Alma! Fale com tua Alma, tome um banho de espuma nem se for na bacia, invista um pouquinho que seja do seu tempo em você mesma, com seus sonhos, lute pelas suas escolhas! Faça o que você tem vontade não tema parecer fora de moda! Mostre o quanto está feliz não deixe de ser moleca. Tenha coragem telefone para os amigos e diga:- Gosto muito de você! Fale mais: eu te amo! Demonstre:- Preciso de você! Dê uma boa risada compre um presente para você. Esqueça rancores, perdoe, aceite um elogio sem se desculpar, sinta-se com direito de brilhar! Viva com coragem de ser feliz se permita ser feliz a vida é bela e você um ser encantado um ser intinerante!
Piassa®.

" VIVER O SONHO DE MUDANÇA "




Piassa...

Amigos intinerantes é preciso viver o sonho e a certeza de que tudo vai mudar é necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os desejos não precisam de razão, nem os sentimentos, de motivos. O importante é viver cada momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem sabe ver...O necessário é sempre contar com a ajuda de DEUS NOSSO PAI, em todos os momentos, sejam eles de alegria ou de angústia...O imprescindível é ter FÉ EM TODAS AS OCASIÕES, trazer sempre a CERTEZA DE QUE JESUS CRISTO RENASCEU para estar sempre conosco, em todos os momentos de nossa vida...Desejo que em toda a sua vida, você realize todos os seus sonhos; descubra a cada dia coisas novas para realizar esses sonhos; não tenha medo de viver o momento em que eles acontecerem; E, nesses momentos, descubra novos sonhos e tenha novas realizações! É muito bom poder fazer parte de sua vida de uma forma tão importante ser teu amigo beijos que Deus lhe abençoe!
Piassa®

" O VASTO QUERER DE NOSSA ALMA "



Piassa...

Meus caro amigos intinerantes, o tempo sempre foi o Senhor da razão, este direciona firma e esclarece, pessoas passam por nossa vida para nos mostrarem o caminho pelo qual devemos seguir, algumas até marcam para que possamos retornar de onde partimos! O amanhecer e o entardecer vêm e vão ciclicamente dia e noite um após o outro, em nossas mãos estão os valores existenciais e a decisão de escolha, segundo a segundo o tempo não para, a cada um é dado esse direito, a cada um cabe a escolha, história e enredo. Quem ama nunca chora, passeia sobre as lágrimas, transformando todas nas mais belas lições que a vida pode proporcionar, o que não mata fortalece, e o peso vem em gloria, pois liberdade não é quando realizamos nossos desejos, mas sim nossas escolhas, a Deus todo o direito de conhecer o vasto querer de nossa Alma!
Piassa®

" ITINERANTE E CONSTANTE "






Piassa...

Há quem diga que as mulheres não são amigas, uma da outra, e que quando se aproximam ficam amigas insuportáveis, porque concordam sempre uma com a outra e não se desgrudam. Há quem diga que as mulheres são falsas e fofoqueiras; que as mulheres brigam, discutem, se desentendem, mas nunca deixam de ser amigas. A verdade é que é muito bom ter amiga e amigos. A cumplicidade, o carinho e a compreensão que pode acontecer entre mulheres e homens são das coisas mais lindas que somos capazes de alcançar. A vida nos apresenta milhares de pessoas.





E cada uma delas vem cumprir um papel conosco. Todas elas ficam na nossa memória, nos nossos hábitos, nas nossas fotos, nos nossos guardados. Digo que a vida vale a pena não só por causa dos amigos, mas que sem eles seria muito difícil viver em sociedade. Obrigado lindos amigos itinerantes por vocês serem assim como são itinerante e constante!
PIASSA®